OTIF: o que é, como calcular e como impacta o desempenho da logística

10 jun, 2021 | Distribuição, Transporte

OTIF - O que é

Acompanhar a métrica de desempenho OTIF é fundamental para qualquer empresa que se preocupa com a satisfação dos clientes. Não apenas para as empresas que vendem para o consumidor final, mas em toda a cadeia de suprimentos.

Na logística, todo o trabalho realizado busca contribuir para os objetivos de entregar o produto certo, na quantidade certa, no local certo e com o menor custo possível. 

Porém, mesmo fazendo tudo isso corretamente, é indispensável que aconteçam no tempo certo. É justamente nesse ponto, tão importante, que o OTIF ajudará a sua empresa a se destacar no mercado e fidelizar seus clientes.

Nesse artigo, vamos explicar o que é a métrica de desempenho OTIF, sua importância no dia a dia das operações logísticas e como é calculada. Continue a leitura!

O que é o indicador de desempenho OTIF?

OTIF é uma sigla para “On-Time In-Full”, que, em uma tradução livre, significa “No Tempo e Completo”. Como um indicador de desempenho logístico, essa métrica ajuda a mensurar a qualidade das entregas realizadas pela empresa.

  • On-time: está ligado a pontualidade das suas entregas, mostrando quantas foram realizadas no prazo informado ao cliente;
  • In-Full: verifica se as entregas foram feitas por completo, na primeira entrega.

Dentre tantas outras métricas que ajudam a comprovar o desempenho da logística, como o custo de frete, quantidade, índice de ocorrências e nível médio de estoque, o OTIF está diretamente ligado a qualidade do nível de serviço.

Uma empresa que não acompanha a taxa de pontualidade das entregas, com certeza, terá um alto índice de reclamações e até de devolução de pedidos. Da mesma forma, as entregas feitas no prazo, mas que forem incompletas, também aumentarão o índice de insatisfação dos clientes.

Como é calculado o OTIF

Para calcular o OTIF é preciso, primeiro, relacionar os dois fatores separadamente. 

Para isso, analise o seu histórico de entregas e identifique, do total de entregas feitas no período, quantas foram realizadas no tempo e completas. Por exemplo: 

  • se a logística do seu e-commerce entregou 100 pedidos no mês, e 90 entregas foram feitas sem atraso, a sua taxa On-Time será de 0,90;
  • agora, se do total de entregas feitas, apenas 80 pedidos foram completos, a sua taxa In-Full será de 0,80.

Com esses dados em mãos, faremos o seguinte cálculo para descobrir o índice OTIF:

  • OTIF: 0,90 x 0,80 = 0,72 = 72%

De modo geral, as empresas que controlam essa métrica buscam alcançar uma taxa superior a 95%.

A importância do OTIF no dia a dia das operações logísticas

Ao acompanhar esse indicador a empresa passa a saber qual é o índice de qualidade dos seus serviços e o nível de satisfação dos clientes. Na prática, ele mostrará as possíveis falhas do seu processo logístico e te ajudará a encontrar a causa raiz desses problemas.

Ao perceber um baixo índice de entregas On-Time, por exemplo, você poderá analisar todo o processo para encontrar as falhas. 

Mesmo que o tempo de entrega possa ser afetado por fatores externos, como um acidente no percurso ou por estradas danificadas, o baixo índice de entregas no tempo certo pode mostrar a necessidade de desenvolver novas rotas ou que há atrasos na separação e expedição dos pedidos.

Enquanto isso, a métrica In-Full pode mostrar que existem falhas na comunicação interna sobre a quantidade correta dos pedidos, baixo nível de estoque ou problemas na linha de produção e abastecimento.

De qualquer forma, o OTIF é uma métrica importantíssima e pode ser aplicada tanto para avaliar o desempenho logístico de um setor interno, quanto para analisar a qualidade dos serviços prestados por uma empresa de logística terceirizada.

Aplicação na terceirização logística

Cada vez mais as empresas estão buscando por operadores logísticos e centros de distribuição, para otimizar as atividades logísticas. Nesse cenário, acompanhar esse indicador de desempenho te ajudará a medir a eficiência da empresa terceirizada e garantir um bom índice de satisfação dos clientes.

Além disso, falhas na quantidade dos produtos irão gerar a necessidade de uma nova entrega, aumentando o custo operacional. E as entregas feitas em atraso podem causar desistência e devolução por parte do cliente.

Todos esses problemas podem ser corrigidos e evitados ao adotar as métricas On-Time In-Full como parte das métricas que a sua empresa acompanha.

Outra forma de garantir uma logística eficiente é contar com uma empresa especializada para dar suporte ao seu negócio e mantar um bom nível de qualidade nas suas entregas. Agora que você já sabe o que é OTIF e como essa métrica é importante para conquistar um bom desempenho, aproveite para ler o nosso artigo sobre as vantagens terceirização logística.

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