Como funciona a logística no e-commerce

29 mar, 2021 | Distribuição

Como funciona a logística no e-commerce

A logística no e-commerce é algo que, definitivamente, não pode dar errado. Uma falha nesse processo pode causar a perda de clientes e gerar muitos prejuízos, tanto financeiros quanto para a imagem e reputação da marca.

Para evitar esses e outros problemas, é preciso entender como funciona o processo logístico em um e-commerce. Assim, você saberá o que avaliar para escolher a sua estratégia de distribuição e o operador logístico que te ajudará a executar essa atividade corretamente.

De forma prática, vamos falar nesse artigo sobre as principais etapas do processo logístico que não podem faltar para quem vende e quer continuar vendendo pela internet. Confira!

Logística no e-commerce

O papel da logística no e-commerce é garantir que o produto chegue ao seu cliente no prazo de entrega prometido e em perfeitas condições. Mas, para que isso seja uma realidade, é preciso que uma sequência de ações estejam alinhadas e funcionando perfeitamente.

Vejamos as principais etapas que não podem faltar na logística do seu e-commerce:

Integração entre vendas e logística

Esse é o ponto de partida de toda a operação. Ao manter os departamentos de vendas e logística, alinhados, é possível garantir que as ofertas presentes no e-commerce correspondam com o que a empresa têm disponível em seu estoque. Da mesma forma em que a logística pode se antecipar as demandas de venda.

Em gigantes do e-commerce, como a Amazon, por exemplo, essa etapa é tão avançada que por meio da análise do comportamento dos usuários no site, o sistema consegue calcular a probabilidade de compra de determinado produto e antecipar a sua expedição.

Separação e Empacotamento dos Pedidos

A etapa de separação e empacotamento, também conhecidas como Picking e Packing, são atividades responsáveis por preparar os produtos para entrega. 

A organização do armazém e estoque é fundamental para o bom andamento e agilidade na separação. É importante garantir o endereçamento correto dos produtos e a alocação em estruturas e espaços apropriados para evitar atrasos no processo.

A atenção e cuidado no empacotamento também são importantes para garantir que o produto chegue ao cliente, não apenas em uma embalagem bonita ou personalizada, mas que também esteja intacto, evitando reclamações e pedidos de troca.

Envio para o Cliente

A entrega pode ser feita por um ou mais modais de transporte, dependendo do destino e volume dos produtos. Os mais comuns são: rodoviário, ferroviário, aéreo e hidroviário.

Existem diversas estratégias de distribuição e entrega que podem ser utilizadas, como o cross-docking (onde o produto é enviado a um centro de distribuição ou armazém que faz a entrega ao cliente) e o drop shipping (em que o estoque de produtos da loja fica alocado em um armazém ou centro de distribuição terceirizado, que recebe os pedidos e faz a entrega).

Em todo caso é preciso ficar atento ao custo do frete que influencia diretamente na decisão de compra do consumidor, e a roteirização do transporte para buscar sempre o menor prazo de entrega possível. Quanto mais rápida a sua entrega, maior será a fidelização dos clientes.

Devolução do pedido

A logística no e-commerce também deve considerar o que fazer nos casos de devolução, pedido de troca ou cancelamento da compra.

A agilidade nesse processo pode ser um fator decisivo para que o cliente escolha comprar, ou não, da sua loja novamente. 

Isso acontece porquê, em geral, as pessoas entendem que erros e falhas podem acontecer, mas como a empresa reage a esses imprevistos dirá muito mais sobre como ela valoriza a relação com o consumidor.

Esperamos que essa leitura tenha sido útil para te ajudar a entender como a logística no e-commerce pode impactar no sucesso do seu negócio. Que não é possível vender algo físico em uma loja virtual sem considerar as tapas necessárias para o cliente receber a sua compra!

Agora que você sabe desses pontos fundamentais, aproveite para assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse e aprimorar o seu conhecimento sobre logística, armazenagem, transporte e distribuição.

Quer acompanhar e receber conteúdos como esse?

Outras publicações

Increva-se em nossa Newsletter

Increva-se em nossa Newsletter

Receba nossas publicações mais recentes no seu e-mail.

Obrigado por se cadastrar!

Share This