A logística de armazenagem é um ponto-chave para o crescimento das empresas. Nela estão as atividades de gestão, acondicionamento, movimentação, conservação e proteção dos produtos que atendem às suas demandas comerciais e produtivas.
Por isso, tratar a armazenagem logística como uma simples etapa operacional é o mesmo que promover o próprio prejuízo, desperdiçar recursos e perder oportunidades.
Por outro lado, ao enxergar esse processo como parte da estratégia de crescimento do negócio é possível alcançar resultados incríveis.
Se analisarmos o sucesso de empresas como a Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre, por exemplo, veremos que boa parte do crescimento dessas empresas são resultados de uma estratégia de eficiência logística.
E é sobre visão estratégica que iremos falar neste artigo. Confira!
O que é e como funciona a logística de armazenagem
Antes de falarmos sobre visão estratégica na logística, é importante termos muito claro o que é a logística de armazenagem e como ela funciona. Pois, quanto mais conhecidos forem esses processos, melhor será o aproveitamento deles. Certo? Então, vejamos!
Como profissional ou gestor de logística, sabemos que em diversos pontos da cadeia de suprimentos é necessário estocar e armazenar produtos por algum período.
No entanto, apenas reservar um espaço para guardar os produtos, não quer dizer que esteja utilizando a armazenagem logística no seu negócio, pelo menos, não corretamente.
Quando falamos de logística, estamos falando da utilização de habilidades de cálculo e raciocínio lógico para administrar a movimentação e distribuição de produtos e materiais, com o objetivo de fazer com que estejam no local certo e na hora certa.
Com isso em mente, podemos concluir que a logística de armazenagem é a aplicação da inteligência logística para estruturar os processos de armazenamento e a estocagem dos produtos.
De modo geral, a logística de armazenagem atua como um regulador que traz equilíbrio para o fluxo de mercadorias em toda a cadeia de suprimentos, de acordo com a oferta e demanda da empresa. As etapas mais comuns, são:
Recebimento e conferência das mercadorias
Como primeira etapa da armazenagem logística, o recebimento das mercadorias deve ser programado com antecedência para que o armazém esteja preparado, com equipamentos de movimentação, organização das docas e equipe a postos.
Uma vez recebidos os materiais, é preciso realizar a conferência para certificar que tudo está conforme, antes de registrar a entrada no armazém.
Nesse momento é importante verificar se o número de SKUs e as quantidades, correspondem com a nota fiscal e a ordem de compra. Essa é a conferência física do recebimento.
Em alguns casos, como no armazenamento de produtos perecíveis, é necessário conferir as especificações dos produtos, verificando o lote de fabricação e prazos de validade.
O uso de coletores de dados facilita esse processo, aumenta a produtividade e a assertividade dos dados.
Identificação e estocagem
Estando tudo em conformidade, a carga precisa ser identificada, com uma unidade de identificação por palete para auxiliar no rastreamento do lote, e direcionada ao estoque, no armazém.
Ter um processo de estocagem bem organizado é fundamental para todo o funcionamento do armazém. A produtividade operacional, otimização do espaço físico, uso adequado dos recursos operacionais e agilidade na etapa de separação, dependem diretamente da qualidade da gestão de estoque.
Para evitar impactos negativos na sua logística de armazenagem, recomendamos que seja estabelecido um sistema de estocagem, considerando, ao menos, os seguintes pontos:
- Funcionalidades (que variam de acordo com as características físicas, validade, giro de estoque, sazonalidade e custos de armazenagem, entre outros);
- Estratégias de estocagem (considerando o fluxo de entrada e saída, peso e critérios de separação);
- Utilização do espaço vs. seletividade;
- Controle de estoque.
Separação
No processo de separação, também conhecido como montagem de carga, apanha ou picking, as cargas são selecionadas no estoque e fracionadas de acordo com o pedido realizado.
Após a montagem dos pedidos é preciso apontar a saída dos produtos no sistema, para manter o bom controle e gestão do estoque, e direcioná-los para a área de expedição que encaminhará os produtos para o próximo destino.
A logística de armazenagem como estratégia
Ao revermos essas etapas básicas da armazenagem logística, já é possível prever o quanto um processo bem estruturado pode impactar os resultados do negócio.
Uma logística realmente eficiente, que alcança o nível de competitividade do mercado atual e a exigência dos consumidores, depende da organização, sincronismo e comunicação entre os fornecedores, indústrias, distribuidores atacadistas, varejo e consumidores.
Nesse cenário, a necessidade de estoque está presente em todos os elos, ou seja, a logística de armazenagem é uma necessidade em toda a cadeia de suprimentos.
Para o gestor de Supply Chain fica a difícil tarefa de fazer com que os produtos cheguem ao consumidor final com o menor custo e o mais rápido possível.
Para citar apenas alguns exemplos, ao utilizar a armazenagem logística de forma estratégica é possível ganhar muito em redução de custos e desperdícios, economia de recursos, produtividade, mão de obra e controle dos processos.
Por outro lado, a ineficiência da armazenagem logística pode causar lentidão em toda a cadeia produtiva, gerando atrasos na reposição dos estoques e, até mesmo, a falta de produtos nos pontos de vendas.
Em todos os casos, para utilizar a armazenagem logística de forma estratégica e promover o crescimento da empresa, basta incluir esse processo como parte integral do seu planejamento logístico e se dedicar para otimizar essas atividades ao máximo.
Vejamos um exemplo de como isso pode ser possível:
Estratégia de armazenagem logística
Para exemplificar de forma simples o conceito de estratégia, aplicada à logística de armazenagem, vamos utilizar um exemplo baseado no valor agregado e no custo de armazenagem. Imaginando uma cadeia de suprimentos com três elos: fornecedor primário, indústria e consumidor final.
Quanto mais próximo do consumidor estiver o estoque, maior será o valor agregado do produto e o custo de estoque. Enquanto, que, o estoque que estiver mais próximo do fornecedor primário, terá um menor valor agregado e um menor custo.
Assim, além de buscar a eficiência dos processos de armazenagem, podemos aumentar a lucratividade pela redução dos custos de estoque, concentrando os estoques o mais próximo possível dos fornecedores.
Muitas outras estratégias podem ser utilizadas para que a sua logística de armazenagem deixe de ser apenas um local para guardar estoques.
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