A cadeia de distribuição tem, cada vez mais, alto valor estratégico para as empresas e a roteirização logística é uma das ferramentas essenciais para o sucesso. Apesar dos desafios do setor, quando aliada à tecnologia, ela pode render resultados ainda mais expressivos para empresas e ser mais eficiente e econômica.
A possibilidade de programar rotas e caminhos mais inteligentes apresenta inúmeros benefícios para a gestão de transportes e entregas, favorecendo a competitividade da empresa diante de um cenário tão concorrido.
Para saber mais sobre esse recurso e o que ele pode fazer pelo seu negócio, continue a leitura e entenda como esse instrumento tecnológico funciona, como incorporá-lo às suas rotinas e todas as suas vantagens! Acompanhe!
O que é roteirização logística de frotas e entregas?
Empresas que trabalham com entregas precisam planejar a forma como vão transportar uma carga de um ponto a outro. Nesse ínterim, são considerados alguns fatores, como:
- caminho mais adequado (ou mais curto);
- trânsito;
- distância;
- pedágios;
- restrições de altura de veículo ou para tráfego de caminhões de carga;
- condições do asfalto;
- riscos e segurança.
Como se pode perceber, criar rotas é uma atividade trabalhosa e complexa, uma vez que são muitas as variáveis — rotas longas podem prolongar o prazo de entrega e afetar a competitividade da empresa. Ao mesmo tempo, trajetos curtos podem estar repletos de pedágios — que geram mais despesas —, e pegar atalhos pouco conhecidos pode colocar o motorista e a carga em risco de assaltos ou acidentes.
É nesse contexto que entra a roteirização logística automatizada, feita por um software especializado. Esses sistemas dispõem de diversas funcionalidades e conseguem montar rotas inteligentes de acordo com as prioridades da empresa (tempo, custos, segurança etc).
O programa planeja, em poucos cliques, uma sequência otimizada para as entregas. Além de considerar a origem, destinos e diversos pontos de carga e descarga, o software também analisa:
- os gastos de um trajeto;
- a capacidade necessária da frota;
- o tempo de atendimento;
- a jornada do motorista;
- o consumo de combustível;
- entre outros.
O principal intuito dessa tecnologia é otimizar ao máximo o uso da frota, dos recursos, da mão de obra e do tempo, garantindo entregas mais eficazes, rápidas e pelo menor custo possível. Da mesma maneira, o gestor de transportes pode assumir um papel proativo e ter um controle superior do fluxo de remessas e movimentações do negócio.
Quais são suas vantagens?
Como vimos, a roteirização logística favorece a gestão de transportes e proporciona excelentes ganhos. Conheça os benefícios:
Redução de custos
Minimizar gastos é uma das maiores vantagens da roteirização logística, uma vez que o objetivo dessa ferramenta é permitir que empresas aproveitem melhor seus recursos e usem o orçamento reservado para o transporte de forma efetiva. Logo, trajetos mais econômicos são possíveis em razão de:
- Melhor aproveitamento da frota: ao programar rotas, o software aponta quais são os veículos adequados de acordo com a operação, o modelo, a capacidade da carga e o nível de consumo de combustível. Isso evita problemas, como desgaste desnecessário e subutilização de caminhões;
- Diminuição das despesas variáveis: roteiros otimizados buscam encurtar distâncias e evitar estradas danificadas. Consequentemente, economiza-se com combustível, óleo, pedágios, pneus, manutenções constantes, entre outros;
- Valorização da mão de obra: quando a roteirização logística é aplicada de forma correta, a equipe é distribuída de um modo mais organizado. Assim, a empresa tem condições de reduzir problemas com desgaste e estresse de motoristas, que resultam em turnover, absenteísmo e excesso de horas-extras.
A diminuição dos gastos e o melhor rendimento dos recursos corporativos são aspectos que se refletem também no aumento da margem de lucro do negócio e no aperfeiçoamento da precificação dos serviços.
Afinal, se as entregas podem ser consolidadas por um valor menor, a empresa consegue praticar um preço mais competitivo pelo frete e, assim, sair na frente da concorrência, elevando sua participação no mercado.
Entregas mais rápidas
Outro aspecto da roteirização logística capaz de ampliar a percepção de valor e a qualidade do serviço é a agilidade das entregas. O software calcula os percursos de acordo com a demanda de cada cliente e, desse jeito, promove a redução do tempo gasto para realizar remessas.
Mais do que rapidez, o uso dessa tecnologia assegura que os envios sejam feitos no prazo, contribuindo para a satisfação do cliente. Além do mais, caminhos mais ágeis possibilitam a redução da quilometragem rodada por cada veículo, o que evita a deterioração precoce dos caminhões e amplifica sua vida útil.
Como implementar a roteirização logística em uma empresa?
Para ter todos os benefícios que a roteirização logística oferece, não basta apenas adquirir um software para automatizar o processo: a empresa precisa se preparar para incorporar essa tecnologia ao seu dia a dia.
Contar com a terceirização logística, neste ponto, pode ser muito vantajoso para reduzir o tempo de implementação. Um operador logístico qualificado, agregará a experiência de seus profissionais e o domínio dos softwares de roteirização.
Quando a empresa resolve desenvolver esse processo internamente, será necessário investir tempo e recursos na preparação dos processos. Confira estas dicas:
Defina políticas de transporte
Entenda quais são as diretrizes que regem a situação atual da empresa e do seu segmento. Nesse momento, vale examinar quais são os focos estratégicos, como: ter mais segurança, reduzir custos ou elevar o nível do serviço.
Conheça as características operacionais
Mapeie o fluxo de seus atendimentos e demandas. Levante alguns dados, como:
- quantidade de pedidos;
- frequência;
- ritmo do escoamento de produtos;
- distribuição geográfica das áreas de coleta e entrega de carga;
- limites dos horários de trabalho;
- restrições sobre a circulação do transporte de carga.
Aprimore toda a cadeia
Um software de roteirização logística cuida de uma parte do processo, auxiliando na organização da movimentação das cargas.
Para alinhar procedimentos e atingir a eficácia total, otimize seu sistema de armazenagem para que determinadas etapas, como carga e descarga de caminhões, aconteçam com mais segurança e agilidade.
Ter um armazém organizado fará toda a diferença na redução do tempo, de erros e de desperdícios. A gestão de estoque também é fundamental para que todo o planejamento do transporte e distribuição seja executado com sucesso, evitando problemas como a falta de produtos em estoque.
Agora que você sabe mais sobre a roteirização logística e seu papel para o dinamismo da cadeia de distribuição, entende como esse recurso é essencial para o crescimento e para a relevância da sua empresa.
Como todo gestor logístico sabe, a integração e a coordenação de todas as etapas da cadeia de suprimentos é indispensável para se destacar no mercado. Para estar ainda mais preparado para alcançar os melhores resultados, leia o nosso artigo sobre a Logística de Distribuição e os impactos positivos dessa estratégia. Boa leitura!