Tipos de Armazenagem Logística: confira os principais modelos

12 mar, 2021 | Armazenagem

Tipos de Armazenagem Logística

Conhecer os tipos de armazenagem e escolher corretamente o melhor modelo para o negócio, é uma tarefa indispensável para qualquer gestor ou gerente de logística. Essa escolha impacta diretamente nos resultados da empresa, de forma positiva ou negativa.

A logística, em geral, precisa ser um setor bastante dinâmico para acompanhar a evolução industrial, o surgimento das mais diversas linhas de produtos, suas variações e o aumento das demandas de consumo. E isso inclui, também, as etapas e processos de armazenagem.

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre a importância da armazenagem em toda a cadeia de suprimentos, os principais modelos de armazenamento e suas vantagens. Acompanhe a leitura!

Armazenagem na logística

O uso dos armazéns está presente em toda a cadeia de suprimentos e trata-se de uma etapa do processo logístico que deve ser bem planejada e organizada.

Um armazém bem estruturado deve ser capaz de receber, conferir, alocar e controlar a saída e o volume de estoque dos produtos. Um erro nesse processo pode gerar a falta de insumos para a produção nas fábricas ou a falta de produtos nos pontos de venda, por exemplo.

Principais tipos de armazenagem

Embora pareça algo simples, o armazenamento de produtos é uma etapa bastante complexa e vai além de apenas reservar um espaço no armazém. 

Para definir o modelo ideal, entre os tipos de armazenagem, e evitar erros básicos é preciso considerar as particularidades dos produtos e da operação. Qual é o volume e o fluxo de entrada e saída? Quantos SKUs? Precisa de um armazém refrigerado? Possui sazonalidade? Qual é o custo viável para a operação?

Essas, entre outras questões que podem ser consideradas, te ajudarão na escolha certa do modelo de armazenagem ideal para a sua operação. Vejamos as principais opções: 

Armazenagem própria

Nesse modelo a empresa é quem armazena, define os processos internos e administra a operação. Geralmente essas empresas possuem um armazém junto à produção ou em um local estratégico que facilite a distribuição e escoamento das cargas.

A armazenagem própria também exige que a empresa tenha sua própria equipe de profissionais, equipamentos de movimentação e sistemas de gestão. Que podem elevar o custo de armazenagem e até inviabilizar o investimento!

A vantagem desse modelo é que a empresa possui o controle total das operações e pode realizar mudanças com maior liberdade.

Armazenagem contratada

A armazenagem contratada é semelhante ao modelo anterior, porém, o armazém é um espaço alugado pela empresa e não de sua propriedade. Nesse caso, geralmente, apenas a equipe operacional e sistemas de gestão pertencem à empresa. 

Como vantagem, esse tipo de armazenagem possibilita que a empresa opte por alugar um armazém, em outra localização, que favoreça a sua estratégia de distribuição. Uma desvantagem pode ser o aumento do custo fixo com o aluguel das estruturas físicas.

Armazenagem terceirizada

A terceirização pode ser o mais interessante e vantajoso dentre os tipos de armazenagem apresentados. Nesse modelo, tanto a operação quanto a estrutura e espaço físico do armazém, são terceirizados com uma empresa especializada.

A desvantagem pode estar no fato de a empresa não ter o controle total das operações e, nesse ponto, depender da eficiência operacional e integração dos sistemas de gestão do armazém, oferecidos pela empresa de logística contratada.

Por outro lado, a empresa contará com toda a infraestrutura e equipe de profissionais necessários para garantir o sucesso das suas operações logísticas. 

Desse modo, a preocupação de manter uma logística atualizada e eficiente, investir em treinamentos e capacitação das equipes, realizar manutenção e ampliação das estruturas do armazém, pesam muito mais para o operador logístico contratado.

Terceirizar a armazenagem faz com que a empresa tenha mais liberdade para focar no seu core business, ao invés de ter que se especializar na área logística que é de extrema importância para o sucesso nos negócios. Esperamos que este artigo tenha esclarecido um pouco a respeito dos tipos de armazenagem. Caso precise de mais informações e saber mais sobre a armazenagem terceirizada, entre em contato com os nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Quer acompanhar e receber conteúdos como esse?

Outras publicações

Increva-se em nossa Newsletter

Increva-se em nossa Newsletter

Receba nossas publicações mais recentes no seu e-mail.

Obrigado por se cadastrar!

Share This