Vendas Online: como melhorar o processo de vendas do seu e-commerce

1 jul, 2021 | Gestão

vendas online

No Brasil e ao redor do mundo, as vendas online crescem e apresentam resultados positivos continuamente, mesmo em meio à pandemia. Nesse caminho, até mesmo lojas já estabelecidas no universo físico estão migrando para uma plataforma na rede.

O objetivo é multiplicar canais de atuação e comunicação com seu público, além de tirar proveito dessas mudanças no comportamento do consumidor. Contudo, para ter mais lucros, não basta montar uma loja virtual e disponibilizar produtos.

É preciso entender, profundamente, como acontece o processo de vendas online e dominar boas práticas para aprimorá-lo. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo sobre o tema.

Quer saber como melhorar o processo de vendas online e elevar seu rendimento? Continue a leitura! 

Estude o processo de vendas online

Fechar negócios pela internet não acontece exatamente da mesma maneira como nos estabelecimentos físicos. Logo, para ter sucesso, é indispensável conhecer cada etapa do processo de vendas online, para compreender como o cliente se comporta nesse ambiente e qual são as melhores estratégias de abordagem, entre outros fatores.

Em resumo, o objetivo é analisar tudo o que é necessário para otimizar cada passo e ter bons resultados. Saiba mais sobre os três aspectos principais de compras em lojas virtuais: 

1. Pré-venda

Nesse momento, acontece o planejamento de todo o processo de vendas online. Então, levantam-se pontos como: 

  • o produto ou serviço que será oferecido; 
  • o perfil do cliente ideal;
  • a análise de mercado;
  • a forma de divulgação da solução para os consumidores;
  • preços e custos.

Como se pode ver, a pré-venda é um estágio no qual todos os elementos cruciais que farão parte da estrutura de um e-commerce são definidos. É essencial discutir assuntos como o valor agregado do produto ou especificidades sobre o público-alvo, por exemplo.

Essa tática é importante, pois auxilia gestores a determinar o modo mais eficiente de atrair e estabelecer uma comunicação com a audiência. 

2. Venda

Na etapa em que uma conversão se concretiza de fato, devem-se avaliar, entre outros fatores, duas questões principais: os meios de pagamento e o frete.

Agora que a empresa estabeleceu como anunciar seus produtos ou serviços e, com isso, conseguiu movimentar as visitas no site, precisa viabilizar formas para que o usuário possa adquirir seu produto com segurança.

Da mesma forma, é necessário desenhar os procedimentos de entrega, gestão do estoque e transporte, por exemplo. 

3. Pós-venda

Por fim, o pós-venda representa a conclusão do processo de compra e uma etapa crucial para fidelizar o cliente. Assim, esse é o momento ideal para colher seu nível de satisfação sobre o serviço prestado e estimulá-lo a retornar à loja.

Além disso, o pós-venda é o ponto no qual a empresa deve prestar suporte para que o usuário entenda como usar a solução que adquiriu e tirar o melhor proveito possível dela.

No mais, a logística reversa é uma etapa muito relevante, que também faz parte do pós-venda. Afinal, o consumidor tem o direito, previsto em lei, de se arrepender e solicitar trocas ou devoluções. Logo, a companhia precisa estar preparada para honrar com esses pedidos, alinhando seu sistema de transporte e estoque.

Para aprofundar um pouco mais sobre essas etapas, leia o nosso artigo especial sobre os processos logísticos para e-commerce.

Cuide da estrutura do site

Existe uma série de boas práticas que colabora para otimizar a navegabilidade do site e criar um ambiente mais atraente, otimizando, consequentemente, as vendas do e-commerce. Conheça algumas delas: 

Escolha uma boa plataforma

A plataforma constituirá a base da loja virtual, já que é nela que o site ficará hospedado. Por isso, é fundamental escolher uma de qualidade e que não apresente problemas constantes de funcionalidade. Assim, as transações e interações com os clientes acontecerão de forma produtiva. 

Aposte em uma navegação fluida 

Na hora de personalizar a plataforma e criar um layout, considerar a navegação dos usuários faz toda a diferença. O visitante deve conseguir encontrar com facilidade o que está procurando. Clientes em potencial que se sentem perdidos em uma página online tendem a desistir da compra e, ainda, suspeitar da confiabilidade do site.

Portanto, todo o conteúdo deve estar bem organizado e classificado em um layout limpo e confortável, por meio de menus, submenus e filtros. Tais recursos simplificam a apresentação dos itens e permitem que o consumidor faça pesquisas de acordo com especificações de preço, cor e marca, entre outros. 

Dê atenção à apresentação dos itens

Em relação ao tópico anterior, invista em descrições atraentes, criativas e completas para os produtos. Elas devem conter todas as informações técnicas em detalhes sobre o artigo (para que o cliente não tenha dúvidas). Se possível, inclua também vídeos explicativos ou sugestões de como usar o item, enriquecendo sua apresentação.

Imagens variadas e de excelente resolução são imprescindíveis. Além da qualidade, priorize fotos que mostrem bem o produto, de diversos ângulos, para reforçar a confiança e o interesse do consumidor.

Todos esses elementos necessitam estar distribuídos de forma clara e harmoniosa, de acordo com o layout. Evite excesso de banners ou avisos com cores fortes, que poluem a loja virtual visualmente e distraem o usuário do foco da compra. 

Facilite as etapas de compra 

Quanto mais simplificado for o passo a passo que um cliente precisa cumprir para concluir uma compra, maiores são as chances de conversão. Por isso, é importante observar se as etapas que conduzem às vendas online são rápidas e objetivas. Elimine detalhes confusos ou complexos, pois eles podem afastar o consumidor. 

Crie um ambiente seguro

O espaço cibernético está sempre sujeito a ataques e fraudes. Para comprarem com tranquilidade, os clientes precisam saber que estão navegando em um site seguro.

Sistemas antifraude são úteis tanto para o usuário quanto para a empresa. Isso porque danos como cartões clonados ou perda de dados causam prejuízos graves e muita dor de cabeça para todos os envolvidos. 

Vender pela internet é muito mais do que uma tendência de consumo global, mas uma estratégia inteligente para ter mais lucros, expandir um negócio e aumentar a carteira de clientes. Ademais, quando tem uma loja online, a empresa é capaz de atingir um número ilimitado de pessoas, a qualquer hora do dia.

Nesse sentido, o comércio virtual possibilita uma redução de custos operacionais em comparação com a montagem de lojas físicas, que envolvem altos gastos com aluguel, vendedores e luz, entre outros. 

Com essas dicas sobre o processo de vendas online, sua empresa estará preparada para otimizar seu e-commerce. Assim, será possível elevar sua renda e conquistar o mercado! Gostou do artigo de hoje? Então, aproveite para seguir-nos nas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram) e acompanhar todas as novidades!

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