A gestão de estoque é o coração da logística. O equilíbrio nas quantidades de mercadoria que você coloca para dentro da sua empresa e o bom funcionamento das atividades desse setor são elementos decisivos.
Isso porque tais fatores podem influenciar no aumento dos lucros, mas também podem causar grandes perdas na cadeia de distribuição.
Por isso, acompanhar os ciclos de entradas e saídas, e o volume de materiais armazenados é essencial para evitar prejuízos. O controle das atividades relacionadas ao estoque é complexo e precisa de cautela. Nesses casos, o cuidado precisa ser redobrado.
Diversas empresas, sobretudo as que trabalham com o comércio e vendas on-line, precisam se planejar para aproveitar ao máximo os períodos sazonais. Afinal, datas comemorativas como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, dos Namorados, Páscoa, Natal, entre outras, são excelentes oportunidades para aumentar as vendas.
No entanto, ter uma boa organização para esses períodos é crucial: o ideal é garantir um bom número de produtos disponíveis para não afetar as vendas. Ao mesmo tempo, é fundamental manter um controle rígido para não ter sobras e depois ter que arcar com mercadorias obsoletas.
Neste artigo, vamos falar sobre dicas e cuidados específicos que sua empresa deve ter com a gestão de estoque para ter sucesso com produtos sazonais. Acompanhe!
Faça previsões de demanda
A previsão de demanda dos produtos sazonais é um estudo feito com base em tendências do mercado e a análise dos históricos das vendas já realizadas. A ideia é prever qual será a provável quantidade de produtos necessários.
Fazer esse cálculo é indispensável para lidar com a sazonalidade de forma bem-sucedida. Com base nos números levantados, a empresa vai ter uma noção de quanto precisa produzir ou encomendar com seus fornecedores, driblando o excesso e os desperdícios.
Além disso, fazer uma gestão de estoque, correta, com base na previsão de demanda permite que os gestores tenham mais liberdade para negociar descontos com fornecedores.
Dessa forma, é possível adquirir produtos por preços menores em determinadas épocas e revendê-los em outros períodos de maior procura. Essa estratégia faz com que empresas consigam se programar melhor, apresentando estoque compatível para dar conta de um momento de vendas intensas.
A previsão de demanda evita que o estoque fique com mais itens do que seja necessário, da mesma maneira que evita o desabastecimento.
No fim das contas, toda instituição tem processos internos para solicitar pedidos, assim como cada fornecedor oferece um prazo de entrega.
Conhecer essas variáveis e todas as características de um pico sazonal é fundamental para se organizar com antecedência e assegurar boas oportunidades e preços competitivos.
Observe o giro de estoque
A rotatividade dos produtos no estoque também precisa ser acompanhada de perto. Isso porque cada produto apresenta um ciclo de saídas diferente, o que significa que alguns itens com baixo giro podem acabar encalhados nas prateleiras dos armazéns.
Evidentemente, os períodos sazonais são marcados por ter um tempo reduzido para vendas. Mesmo assim, é possível adotar práticas que elevem o giro dos artigos.
Esse cuidado é ainda mais relevante quando o assunto é mercadoria perecível: se permanecer por mais tempo do que o previsto nos galpões, ela pode estragar e gerar prejuízos financeiros para a instituição.
É válido apontar que, nesses casos, métodos de armazenagem como o FIFO (First In, First Out) — no qual o primeiro produto a entrar no estoque é o primeiro a sair — são muito úteis.
O estoque em uma empresa representa dinheiro parado. Nesse sentido, muitos lojistas aproveitam o momento para fazer campanhas bem planejadas para escoar os artigos mais facilmente.
Por exemplo, é comum que grandes varejistas lancem promoções ou kits com descontos nos dias seguintes a um feriado como o Natal. Assim, eles conseguem vender as mercadorias remanescentes e ficar com o estoque vazio ou em baixa para uma época de menor movimento. Tudo isso, sem comprometer o capital de giro da empresa.
Controle rigorosamente a entrada e saída dos produtos
A inspeção das entradas e saídas de produtos, por meio de um acompanhamento preciso e de inventários frequentes, é imprescindível na gestão de estoque sazonal.
Conhecer exatamente o volume de mercadorias que saem em um período é importante para identificar quais itens têm um giro maior e precisam de mais abastecimento do que o esperado. De modo igual, os gestores necessitam saber quais artigos tendem a se tornar obsoletos ou perder volume de vendas.
Aprimorar o controle e ter o máximo de visibilidade possível é vital para lojistas. Isso explica o fato de muitas empresas apostarem na terceirização logística e automatização de processos para ter melhores resultados.
Softwares de gestão logística conseguem, em poucos cliques, atualizar quantidades, administrar vendas, trocar e compartilhar informações cruciais sobre tudo o que entra e o que sai.
Para os executivos responsáveis, esses recursos são grandes aliados para a conquista de um estoque equilibrado. Essa medida também permite tomar decisões mais efetivas na hora de pensar em reposições e campanhas estratégicas.
Invista em uma gestão de estoque flexível
A flexibilidade é a palavra-chave para gerenciar um estoque sazonal com maestria. Como falamos, se as vendas não acontecem como o previsto, os gestores têm que elencar boas táticas para reduzir as quantidades o mais rápido possível com ações como sorteios e promoções.
Por outro lado, uma demanda elevada e inesperada na procura pelos produtos exige uma boa dose de adaptabilidade. Para o sucesso, a empresa precisa ter uma carteira de fornecedores confiáveis e eficientes, capazes de suprir pedidos com mais rapidez e sem atrasos nos prazos de entrega.
Um bom exemplo dessas mudanças repentinas na demanda e da importância de ser flexível é o caso de campeonatos como a Copa do Mundo da FIFA™. Empresas que trabalham com o comércio de camisetas, bandeiras ou itens com as cores do Brasil dependem do desempenho do time ao longo dos jogos para não perder ótimas oportunidades de venda e nem dinheiro.
Afinal, sabemos que, caso a equipe brasileira seja eliminada, o consumo desses itens deve baixar consideravelmente.
Considerando pontos críticos como a previsão de demanda, flexibilidade e controle do giro, a gestão de estoque de sua empresa está preparada para lucrar muito mais durante as épocas sazonais. Dessa maneira, é possível ainda reduzir falhas, riscos e desperdícios.
Crie planos de contingência
Trabalhar com estoque sazonal significa ter períodos de oscilação de demanda não só de mercadorias, como também de mão de obra e demais necessidades que acompanham os volumes. O aumento com custo de fretes é um exemplo disso.
Quando falamos em um plano de contingência para as mercadorias, o ideal é possuir uma carteira de fornecedores. Ainda que você tenha um principal, ter mais opções na manga pode evitar que sua empresa fique desabastecida durante os momentos de pico.
A contratação de trabalhadores temporários durante as épocas de Natal e Páscoa já são comuns no mercado e é o modelo mais adequado de contratar mão de obra extra para conseguir atender toda a demanda de vendas das épocas sazonais. Para isso, alguns cuidados são necessários:
- a contratação não deve ser feita de forma direta;
- o prazo do contrato deve ser de, no máximo, 180 dias;
- a ampliação do contrato não pode exceder 90 dias;
- não é possível recontratar um mesmo funcionário para um novo contrato, é preciso que o espaço entre uma contratação e outra seja de, no mínimo, 90 dias.
Busque fornecedores confiáveis
Seja o fornecedor da mercadoria, seja a transportadora que fará os fretes de entrega: todos os elos da cadeia de distribuição têm papel fundamental quando tratamos de estoque sazonal.
Além disso, é de interesse de todos que tudo ocorra de acordo com o planejado, para que as perdas sejam evitadas. Por esse motivo o bom relacionamento de todas as partes é elemento imprescindível para que o atendimento das demandas sazonais seja feito com sucesso.
Estabelecer parcerias com fornecedores que você conhece e confia deixará o processo mais organizado e confiável.
Uma pesquisa de mercado baseada nos históricos, nas experiências que outras empresas tiveram com o fornecedor e também nas suas rotinas fora da sazonalidade faz parte da construção de uma base robusta de fornecedores que podem atender sua empresa com maior qualidade.
Invista em um sistema de gestão de estoque
Já ouviu falar em divergência de estoques? Agora imagine enfrentar uma divergência negativa em períodos de sazonalidade. Entradas manuais dos produtos, assim como os inventários feitos à mão têm maior chance de falhas do que um estoque controlado por um sistema.
Empresas que desejam atender as demandas sazonais precisam ter a capacidade de oferecer precisão quando o assunto é controle de estoque. Um sistema que registra automaticamente o estoque quando um produto é retirado da prateleira é essencial para evitar problemas de insatisfação com o cliente.
Dependendo do software escolhido, durante as entradas, o saldo do estoque é gerado de forma automática conforme os pedidos do sistema, reduzindo o tempo do recebimento das mercadorias.
A tecnologia precisa ser aliada de sua empresa, auxiliando o trabalho da equipe e agilizando as operações. O estoque de produtos sazonais é uma excelente oportunidade de aumentar significativamente os lucros da sua empresa, porém, a complexidade da gestão de estoque também tende a crescer.
Por esse motivo, é preciso que a empresa e a equipe estejam preparadas para que, esses, sejam períodos de sucesso e para que nenhum cliente saia insatisfeito por causa de falhas no sistema logístico. Se há comprometimento em atender a demanda, é preciso, de fato, cumpri-lo, caso contrário, seu negócio pode sair prejudicado.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a gestão de estoque sazonal e sua complexidade, confira os serviços de logística especializada oferecidos pela LocaEspaço e como podemos ajudar sua empresa a se destacar no mercado. Entre em contato!